No dia 09 de julho foi realizada no salão do Macuco Esporte Clube a cerimônia de lançamento do livro “A Árvore” de autoria do macuquense Jalbi Rocha de Almeida. O evento teve início às 20 horas e 30 minutos.
Jalbi Rocha não escondeu a emoção quando os jornalistas Bruno Caputo e Elisangela de Paiva iniciaram o cerimonial relatando um pequeno histórico de sua vida.
O escritor é natural do município de Macuco, nasceu no dia 15 de abril de 1938. Jalbi viveu sua fase de infância em sua terra natal. Estudou o curso primário em 1946 no grupo escolar Farmacêutico Rodolfo Albino com as professoras Olga Zarife, Iza Taveira, Maria Ilza e Hilda Abi Ramia, completou o segundo grau em Niterói no Colégio Brasil. Em 1966 também em Niterói iniciou a faculdade de direito, por onde estudou por quatro anos, faltando pouco para concluir o curso.
No ano de 1960, precisamente no mês de agosto, Jalbi Rocha começou a atuar como escrivão e tabelião em Macuco, função que exerceu por quinze anos.Em 1975 saiu para trabalhar no comércio do Estado de Goiás. Retornou para sua terra natal em 2004, começou a servir na Prefeitura Municipal de Macuco no governo Rogério Bianchini, onde, com carinho e zelo criou o Departamento de Defesa Territorial, Populacional e a Urbanidade. É autor de vários livros técnicos sobre o assunto:
- Decisório – instituto brasileiro de geografia e estatística
- O val de palmas
- Nos separar? Jamais
- A árvore
O livro “A Árvore”, melhor dizendo, coletânea; conta várias histórias e fatos, todos ligados ao cotidiano da vida dos macuquenses . De inÍcio, a coletânea descreve a iniciação do povoamento de Macuco, então denominado de Pouso Alegre, pelos fins do século XVIII, nas ações administrativas do vice rei Dom Luiz de Vasconcelos e Souza, Conde de Figueiró, de liberar as terras do rio Negro ao rio Grande com o propósito de povoamento da região onde hoje está bem situado o município de Macuco.
No evento, macuquenses ilustres marcaram presença, o vereadores Antônio Carlos Cipriano Rizetto e Bruno Alves Boaretto - presidente da Câmara - os secretários municipais, Ademir Jói, José Nicodemos da Silva Oliveira, Luis Carlos Lannes e Deginar Cuco Calvelli (a Naná). O diretor do Colégio Estadual José Carlos Boaretto, professor Adelino Valente e demais representantes da sociedade prestigiaram o evento.
No final da cerimônia, o autor Jalbi Rocha autografou os livros que foram vendidos no local.
Após o encerramento o público presente pode se deliciar de um coquetel.
O escritor Jalbi Rocha ao lado de amigos |
Momento de autografar o novo livro |
A jornalista Elizangela de Paiva e o comunicador Bruno Caputo foram os responsáveis pelo cerimonial |
Celma Nascimento declamou uma poesia... |
...assim como a adolescente Suzana Fonseca |
Jalbi fez um discurso que emocionou os presentes |
O evento atraiu dezenas de pessoas |
Os macuquenses Gilson Boaretto e Dejair Boquimpani participaram da apresentação do mapa que ilustrou o evento |
O escritor apresenta orgulhosamente sua obra |
O neto de Jalbi, Luis Felipe ea amiga Magali também fizeram questão de prestigiar |
Dona Maria Silva, antiga moradora de Macuco e sua filha Ruth ao lado de Jalbi |
A enfermeira Sebastiana e o Presidente da Câmara de Macuco Bruno Boaretto estiveram no evento |