quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chuvas castigam o município de Macuco

Notícias - Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil
  Texto e Fotos: Solange Motta
  
   As fortes chuvas da noite de 11 de janeiro causaram a cheia do rio Macuco que chegou a transbordar em diversas ruas, mas logo pelo fim da tarde o rio foi chegando ao seu nível.
   Se não fossem as obras de dragagem, novas pontes, realizadas pela atual administração, a situação ficaria lamentável no centro e em alguns bairros de Macuco.
  
   A dragagem do rio Macuco realizadas em suas margens no bairro Glória e bairro Nova Macuco evitaram o pior. A colocação de manilhas para o escoamento de águas evitou o alagamento do bairro Volta do Umbigo, em algumas ruas do bairro Paraíso e também em ruas do centro da cidade. No bairro Reta, a construção da galeria pluvial evitou inundações em várias casas.
   Houve danos em alguns bairros, como a queda de muros de contenção e barreiras. Não houve vítimas.

   O pior foi o acontecido nas cabeceiras da ponte sobre o rio Grande próximo a localidade de Manuel de Moraes  na RJ172 que interliga  Macuco aos municípios de Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e outras localidades.
  A ponte do Cassiano e a ponte dos Bravos, sob o Rio Grande, localizadas na zona rural ficaram destruídas. O rio alagou diversas casas. Apesar das inúmeras quedas de barreiras que causaram a interdição nas estradas vicinais da localidade, o prefeito foi preciso trafegar à cavalo para acompanhar de perto as necessidades dos moradores ruralistas.
O Prefeito visitou os locais da tragédia.

  Autoridades municipais não mediram esforços para chegar até os locais atingidos pela enchente. Em visita aos moradores prejudicados às margens do rio Grande, disponibilizou vários carros com roupas, remédios e mantimentos para os desabrigados, que atualmente estão reunidos em casa de parentes, amigos e escolas municipais. 

Ponte do Cassiano totalmente destruída.
  
  *A Prefeitura Municipal de Macuco solicita a colaboração para doação de remédios, alimentos não perecíveis, roupas, sapatos e cobertores. Os donativos estão sendo arrecadados no Centro do Múltiplo Uso.